Lagoa Orgânicos
Apoio
Boletim

A fazenda Lagoa, tangerinas e limões


Lagoa Orgânicos
Lagoa Orgânicos
 
09/06/2015

A fazenda Lagoa, tangerinas e limões

Estamos no auge da estação de frutas cítricas, que não por acaso são colhidas no inverno, quando mais precisamos de vitamina C, portanto, esta edição do boletim será dedicada ao nosso limão galego e as nossas tangerinas. O limão galego, além de ter uma cor belíssima tem um sabor muito especial. Pena que a variedade de limão que seja tão adaptada ao local não seja encontrada nos mercados ou feiras. Ficamos felizes em termos bastante limão galego na Lagoa Orgânicos

A atual abundância de limão galego é uma história que começa junto com o plantio das nossas tangerinas ponkan. Há alguns anos, Per Johns plantou 500 pés de tangerina ponkan, uma fruta que se adapta muito bem à região serrana.

Fazendo um pequeno parêntese na história das tangerinas e limões, a Lagoa Orgânicos foi adquirida pelo dinamarquês Thorvald Johns em 1944, posteriormente herdada pelo filho Per Johns, e agora nas nossas mãos para seguir a tradição de uma terra que nem sabe o que é agrotóxico. Em tempo, a fazenda é agroecológica desde antes da existência do conceito de orgânicos, uma vez que o modo de produção era orgânico. O primeiro herdeiro não se rendeu ao canto dos milagres dos fertilizantes químicos ou dos agrotóxicos e optou por continuar ouvindo os passarinhos. Fecha parêntese.

O plantio dessa tangerina é feito enxertado no pé do limão galego. Passados alguns anos, os pés de tangerina que já estão velhos e pouco produtivos acabam se tornando pés de limão galego. Já replantamos novos pés de ponkan para repor as que não produzem mais e estamos usufruindo dos nossos limões.

Bom proveito!

Paula & Alcimar

Acesse o boletim na íntegra clicando no link abaixo:

/uploads/arquivo/Boletins/141_Boletim_junho2015.pdf

 
 
Voltar
 
FW2